quinta-feira, 14 de março de 2013

Lição 1. Declinação


O almeniano é uma língua flexiva, como o latim, o grego, o finlandês, o élfico, e portanto as palavras são declinadas. A declinação, também chamada de "flexão nominal", é a flexão que ocorre nos nomes (substantivos, adjetivos e pronomes) conforme o gênero, o número e os casos gramaticais. Quando ocorre com os verbos, a "flexão verbal" é chamada conjugação. No português os verbos são conjugados, mas os únicos nomes declinados são os pronomes, que se declinam em caso reto (ou nominativo) e caso oblíquo (ou acusativo). O inglês só tem um caso de declinação que se conservou do inglês arcaico: o caso genitivo, que é dado pela desinência "'s".
Sintetizando: numa língua flexiva, como latim e finlandês, por exemplo, os nomes não recebem preposições e advérbios, mas desinências (terminações) que indicam uma circunstância. Vamos aos exemplos, para ficar mais claro:

Casos Gramaticais

CASO NOMINATIVO: é a raiz da palavra, o termo original. É o sujeito da ação. Em almeniano, as terminações de caso nominativo são  e . O plural é dado por -N.                  
*Legendasujeito (nominativo) está em azulobjeto direto (acusativo) está em verdeobjeto indireto (dativo) está em laranjaverbos estão em vermelho, genitivos estão em azul claro e os adjuntos adnominais (nominativo ou acusativo, depende do caso do nome a que se referem) estão em roxo. Por exemplo:

rimë ....... "azul" 
valë ....... "mar"
timö ....... "céu"

"O céu é azul." ... timö rime ez.   * literalmente "O céu azul é." ou "The sky blue is."
"Os mares são azuis." ... valen rimen zan.   * literalmente "Os mares azuis são." ou "The seas blue are."

* Num complemento nominal (onde há verbo de ligação, como "ser" e "estar") o objeto passa a ser chamado predicativo do sujeito. Nesse caso, ele não é declinado no caso acusativo. Isso é comum com os adjetivos, que sempre caracterizam o sujeito em orações nominais. No exemplo, o predicativo foi marcado de roxo para assinalar a diferença entre qual é o sujeito e qual é o predicativo. Porém, se o adjunto adnominal caracterizar um nome no acusativo, por motivo de concordância, ele também assume a terminação acusativa.

CASO ACUSATIVO: é o objeto direto da ação. As palavras que terminam em  no caso nominativo, passam a terminar em -I. As palavras quem terminam em  passam a terminar em -U. Como no nominativo, o plural é dado por -N.

"Eu vejo os mares." ... valin mitom.   *literalmente "Os mares (eu) vejo." ou "The seas (Isee."
"Eu vejo céu azul." ... rimi timu mitom.   *literalmente "O azul céu (euvejo." ou "The blue sky (Isee."

CASO DATIVO: é o objeto indireto da ação. Basta acrescentar um -I entre o  ou  finais.
mirö ....... "homem"

"Eu chamo pelo homem." ... Miriö palom. *literalmente "(Pelo) homem (euchamo." ou "(For) man (Icall."

CASO GENITIVO: equivale ao uso da preposição "de" indicando posse ou relação. No inglês, é dado por "'s". No almeniano, tanto as palavras terminadas em  quanto as terminadas em  recebem a terminação -A. Para o plural, coloca- se um -Y intermediário.
gazë ....... "roupa"

"A roupa do homem é azul." ... mira gazë rimë ez.   *literalmente "A (dohomem roupa azul é." ou "The man's cloth blue is."
"As roupas dos homens são azuis." ... mironya gazen rimen zan.   *literalmente "A (doshomens roupas azuis são." ou "The men's clothes blue are."

CASO ALATIVO: tem a terminação -STË. Corresponde a "em direção a, para". O plural é dado por -N.

"Eu vou ao mar." ... Valestë irom.   *literalmente: "Ao mar (euvou." ou "To sea (Icome."
"O homem vai aos céus." ... mirö timosten irö.   *literalmente: "O homem aos céus vai." ou "The man to skies comes."

CASO LOCATIVO: tem a terminação -NDË. Possui o valor da preposição "em". O plural é dado por -N.
zenö ....... nuvem
zimë ....... branco

"As nuvens no céu são brancas." ... zenon timondë zimen zan.   *literalmente: "As nuvens no céu brancas são." ou "The clouds in the sky white are."

CASO ABLATIVO: tem a terminação -RTË. Equivale ao uso de "de, desde".
O plural é dado por -N.

"O homem não vem do céu." ... mirö timortë eielö.   *literalmente: "O homem do céu não vem." ou "The man from sky doesn't come."

CASO INSTRUMENTAL: possui a terminação -FER. Tem valor de "com, através, por meio de, por, em, para”. Não possui forma plural, sendo admitido mesmo depois da desinência -N. O  e  finais tendem a virar -I e -U respectivamente para poder comportar a terminação -FER
 rambë ....... "praia"

"Eu ando pela praia." ... Rambifer paitom.   *literalmente: "Pela praia (euando." ou "Trough the beach (Iwalk."
"O homem anda pelas praias." ... mirö rambenfer paitö.   *literalmente: "O homem pelas praias anda." ou "The man through the beaches walks."

CASO PARTITIVO: possui a terminação -LER. Tem valor de "feito de, associado a". Também não possui forma plural, sendo admitido depois de -N. Como no instrumental, o  e o  tendem a virar respectivamente -I e -U para receberem a desinência -LER.
aurö ....... "ouro"

"A roupa do homem é (feita) de ouro." ... mira gazë auruler ez.   *literalmente: "A (do) homem roupa (feita) de ouro é." ou "The man's cloth (made) of gold is."

Veja a Lição 2: Verbos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário