quinta-feira, 14 de março de 2013

Lição 3. Pronomes Pessoais

Assim como no élfico de Tolkien, os pronomes são indicados através de desinências. Quando o sujeito de uma frase é um pronome ao invés de um substantivo, o tempo presente é indicado por –A ao invés de –Ö por questão de eufonia.
EU: -L  OU -M     Exemplo:
dari eralmë. / O dari eram.   “Eu amo uma mulher.”
VOCÊ: -L        Exemplo:
dari eraltë. "Você ama uma mulher.”
ELE (A): -RLÖ (Ë)        Exemplo:
dari erarlö. "Ele ama uma mulher.”
viri erarlë. "Ela ama um homem."
NÓS: -LNË        Exemplo:
dari  eralnë. "Nós amamos uma mulher.
VOCÊS: -LVË        Exemplo:
dari eralvë. “Vocês amam uma mulher”
ELES (AS): - NSÖ (Ë)        Exemplo:
O dari eransö.  "Eles amam uma mulher.” *Quando os núcleos são todos masculinos.
O viri eransë. "Elas (ou eles*) amam um homem." *Quando os núcleos são de ambos os gêneros.
CASO OBLÌQUO:
No caso oblíquo usa-se a forma curta. Se for depois do sujeito pronominal, este sujeito tem de estar na forma completa para poder "receber" o agente passivo, portanto na forma curta. Exemplificando:
Ana te ama. "Ana erat." >> O sujeito é um substantivo: Ana. Portanto já se sabe que o pronome embutido no verbo se refere a quem sofre a ação (te), ou seja, o objeto, portanto no caso acusativo (oblíquo). Nesse caso, basta acrescentar a forma curta do pronome -ltëque é -t.
Eu te amo. "Eralmet." >> Temos dois pronomes. O sujeito é o pronome "eu" (-lmë), portanto está no caso reto e apresenta a forma completa para poder receber o objeto (te). "Te" está no caso oblíquo, portanto pode assumir a forma curta (-t).
Eu amo Ana. "Ana eram." >> O -m é forma curta de "eu", mas no caso reto. No caso oblíquo é -më. Assim é possível se identificar quem é o sujeito e quem é o objeto. Uma forma mais formal de dizer seria "Ana eralmë."
Ana me ama. "Ana éra." >> Aqui "eu" (no caso "me") é o objeto, portanto está na forma oblíqua e curta. O verbo se torna proparoxítono e leva um acento.
EU: -     Exemplo:
Erálte! ”Você me ama!”
VOCÊ: -T        Exemplo:
Eralmet! ”Eu amo você!”
ELE (A): -LÖ (Ë)        Exemplo:
Erálme! ”Eu o amo!”
Erálme! "Eu a amo!"
NÓS: -N        Exemplo:
Eralnet! “Nós te amamos!”
VOCÊS: -        Exemplo:
Erálme! ”Eu amo vocês!”
ELES (AS): -S        Exemplo:
Eralnes! ”Nós os amamos!”

Veja a Lição 4: Adjetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário